Sábado, 19 de Outubro de 2019. Seja bem-vindo!
 
 
 
O aquecimento global vai
Prejudicar a agricultura ?
Não vai prejudicar a agricultura ?
Já está prejudicando a agricultura !
Diferenças de investimento para execução de silos de chapa ondulada e os silos helicoidais hermético

RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA QUEM FABRICA SILOS METÁLICOS, DE CHAPAS ONDULADAS E PARAFUSADAS:
1. Ponte Rolante;
2. Desbobinadeira;
3. Guilhotina;
4. Prensas excêntricas para recortes e execução dos milhares de furos;
5. Prensa viradeira;
6. Prensas para conformar as ondas;
7. Calandra de perfil especial para dar o raio de curvatura das chapas;
8. Outra infinidade de máquinas, equipamentos e ferramental, desde máquinas de solda, ferramentas manuais, etc.
9. FERRAMENTARIA: - necessita uma bem instalada ferramentaria, que conte com um grupo de profissionais competentes e máquinas operatrizes de alta precisão.
10. Pessoal: - 3 ou mais funcionários em cada máquina, no total, de 200, 300 ou até 600 funcionários numa indústria de silos;
11. Área coberta para todo equipamento e outras para depósitos de peças prontas.
12. Montagem: - Para efetuar a montagem, deslocamento de um número grande de peças e pessoal para efetuar a montagem no campo, que leva 20, 30 dias ou mais.
13. Não dá para deixar de pensar nesta diferença a de obter um silo melhor com 10 a 15 pessoas ou instalar e/ou continuar com a fábrica tradicional.
14. Caminhões para transporte interno e externo de materiais industrializados na fábrica.


ENQUANTO ISSO, NO SILO HELICOIDAL HERMÉTICO
Quem vai fabricar os Silos Herméticos, entretanto, precisam apenas do Conjunto de uma máquina, composta por: A1) desbobinadeira, A2) máquina que faz as dobras e a A3) máquina que executa o recravamento entre as chapas para a conformação do cilindro helicoidal 100% hermético. Estas três partes completam a máquina. Além disso, o empreendimento necessita de B) um aparelho de solda para fazer as emendas das bobinas, C) 01 - caminhão com guindaste hidráulico, para carga e descarga da máquina e das bobinas no local da montagem do silo, o que acontece após a conclusão das bases de concreto.

E MAIS: - Com apenas aproximadamente 10 funcionários a máquina executa um silo de mil toneladas em 10 dias, enquanto no silo de parafuso exige um número bem maior de pessoas para montar um silo igual em 25 ou mais dias. Além disso as inúmeras horas trabalhadas na fábrica, movimentando um “admirável” parque fabril, cheio de modernas máquina e inúmeros funcionários.
      Com todas as qualidades a maior do silo hermético o seu preço se equivale ao dos silos metálicos de parafusos e é mais barato do que os de concreto feitos com forma deslizante.

      Nestes silos também são utilizados sistema de Termometria e Aeração.

      Grandes empresas de armazenagem de grãos próprios ou de terceiros, podem adquirir a máquina e fazer seus próprios silos adquirindo os demais equipamentos de terceiros.

CENTRAL DE COOPERATIVAS – aqui está a sugestão para um pool de Cooperativas adquirir a máquina e fazer seus próprios silos. FALEM CONOSCO, iremos até sua Empresa ou Cooperativa para detalhar todo processo. Contem com nossos mais de 40 anos de experiência em beneficiamento e armazenagem de grãos.



      A vedação de Silos de porte médio ou pequenos, metálicos de parafusos, vimos como se realiza na Austrália e também em alguns casos já estão sendo vedados no Brasil. Como o procedimento exige um bom investimento no produto vedante e elevado risco na sua aplicação devido o trabalho em grandes alturas, além de não ser definitivo, pois pode exigir reaplicações periódicas para manter a vedação, o nosso silo helicoidal oferece inúmeras vantagens, inclusive de segurança e um único investimento.

      Hoje temos a firme convicção de que este é o silo que é a grande resposta ao que esperava a Engenharia Agronômica e Engenharia Agrícola. Uma agricultura do porte do Brasil não pode estruturar a sua armazenagem estratégica em silos precariamente vedados, menos, ainda, em silos bolsa, cuja durabilidade é de apenas uma safra. 

      No nosso Livro EXCELÊNCIA EM BENEFICIA-MENTO E ARMAZENAGEM DE GRÃOS, com 600 páginas, a pag. 343, divulgamos um desenho, aqui reproduzido na Fig. 21, e traçamos alguns comentários à respeito do silo helicoidal/hermético. Apresentamos, neste Site, alguns conceitos do que vem a ser o Silo hermético. A largura das bobinas é de 495 mm e não 300 mm e os montantes são colocados internamente e não externamente como está no livro. Os montantes internos não retém sujeira por serem planas as paredes internas. Nas chapas onduladas, os montantes internos retém impurezas e propiciam a criação de insetos, por este motivo nos silos de chapa ondulada, os montantes são colocados externamente. 


Fig. 21 - Silo Helicoidal, hermético

      Este Silo é fabricado a partir de chapas galvanizadas e utiliza espessuras diferenciadas de chapas, determinadas através do cálculo estrutural, e é construído direta-mente sobre a base de concreto executada preferencialmente por construtora experiente.
      Temos a honra de estar trazendo para o Brasil, o SILO VERDADEIRAMENTE HERMÉTICO. A Máquina é entregue no prazo de 120 a 150 dias.
Este silo estará disponível a tantos quantos queiram fabricar silos de elevada qualidade para terceiros, ou mesmo para a sua própria Empresa. ou Pool de Cooperativas ou empresas, que queiram fazer silos para as suas Cooperativas associadas, a preços vantajosos, com a qualidade hermética.
      Não estamos tirando o mérito dos outros silos que já vem prestando bons serviços a agricultura Brasileira, apenas estamos dizendo que o tão aguardado silo hermético, finalmente está chegado ao Brasil. Também o Silo Bolsa, tem importância em ocasiões emergenciais, em que não haja tempo para a execução de um projeto de silos definitivos, como os silo helicoidais, mesmo que este possam ser erguidos, após a conclusão das bases num espaço de tempo de 05 a 10 dias.
      O silo não leva furos para parafusos e a parede circular interna é plana e conta com termometria e aeração. Nas Fig. 12 e 13. mostramos os sistemas de emendas por recravamento e nas Figs. 07,10 e 11, mostramos um silos em montagem.

      A fuga de gases tóxicos nos silos de parafusos, é grande e de tão elevado risco que a legislação exige que um silo em tratamento, seja demarcado através de Cones e faixas de segurança para o isolamento da área. 

      Nos silos helicoidais convencionais ou em qualquer local em que haja oxigênio (O2) em abundância, os grãos respiram e devido ao metabolismo, liberam CO2, água (H2O) e calor. No silo hermético não ha reposição do oxigênio., Na falta de O2, os grãos entram em dormência respiram minimamente, liberando apenas mínimas quantidades de CO2, (H2O) e calor, o que garante a qualidade dos grãos armazenados nos silo herméticos por períodos prolongados de vários meses e a custos baixos. 
     Na falta do oxigênio, ainda, os insetos morrem, motivo pelo qual é possível armazenar no silo bolsa sem fazer tratamento (com produto químico), pois como o silo bolsa é hermético, acabando o oxigênio os insetos morrem, como ocorre nos silos metálicos helicoidais.
      Poderíamos dizer que o silo helicoidal é um “silo Bolsa” vertical, que ocupa muito pouco espaço, armazena grãos de forma econômica por longos períodos de tempo e que tem vida útil de 40 a 50 anos, e não apenas com a durabilidade de uma única safra, como é o caso do silo bolsa, que é destruído para a retirada dos grãos.

      A maior razão dos grãos armazenados aquecerem e exigir o controle através da termometria e da aeração, é devido ao processo respiratório e o metabolismo dos grãos, além da presença dos insetos, o que acontece com mais intensidade nos grãos mais úmidos e na presença de Oxigênio.

      Os silos na propriedade, Fig. 09, permite o produtor reter os seus produtos na fazenda até uma oportunidade de melhor comercialização e de fretes mais econômicos, aumentando a lucratividade do produtor.


O ALIMENTO NO MUNDO
      O Brasil tem, ainda, grandes áreas agricultáveis sem derrubar árvores, e pode aumentar em muito a sua produção de Grãos, pelo aumento da produtividade e da ocupação em novas áreas.
      O Mundo precisa, cada vez, mais alimentos. Dados fornecidos pela ONU, dão conta que com o aumento do PIB da China de 10% e da Índia de 6,5%, fez aumentar em mais milhões de pessoas com acesso aos alimentos, motivo pelo qual o alimento é um produto extremamente procurado e se encontra em falta. O valor das exportações no mundo, nos últimos dez anos, subiu de US$ 388,6 bilhões, para 609,8 bilhões de dólares, ou seja cresceu de 57%, sendo que deste montante, a nossa participação tem sido de menos de 10%. Fonte: Correio Braziliense, 24/08/2008.

O BRASIL E A OFERTA MUNDIAL DE ALIMENTOS 
      Sem o aumento da capacidade armazenadora no Brasil para a formação de estoques estratégicos, o nosso país não terá como aumentar significativamente a sua participação neste mercado de 600 bilhões de dólares por ano. Por todos estes motivos, o aumento da armazenagem no Brasil é o que há de mais urgente num programa arrojado de crescimento agrícola.
      Uma das respostas a esta questão, está no Silo helicoidal hermético, inclusive porque propicia armazenagem de Qualidade Total e Inseto Zero, armazenando e comercializando grãos que não terão problemas quanto às barreiras fitossanitárias de certos países que muitas vezes existem com finalidade apenas protecionistas
      O Brasil colhe mais de 140 milhões de toneladas próximo de 160 bilhões de reais e conta com armazenagem de apenas 125 milhões de toneladas.
      E a capacidade armazenadora já é insuficiente, e com a expectativa de aumentar a produção que pode crescer cultivando ainda mais uma parte dos 90 milhões de hectares disponíveis, poderá dobrara a nossa produção e se não tivermos silos, as perdas serão muito maiores do que as que temos hoje que chega a 15% do produto colhido.
      Não há mercado maior nem melhor do que o da armazenagem de grãos no Brasil. – PARTICIPE, vai fazer bem para a sua Empresa e especialmente para o BRASIL.

CONHEÇA E SOLICITE:
I) O nosso Curso
EXCELÊNCIA EM BENEFICIAMENTO E ARMAZENAGEM DE GRÃOS – de 16 ou 24 horas, com aula prática. Curso adequado para o programa de Certificação.
II) Adquira o nosso livro EXCELÊNCIA EM BENEFICIAMENTO E ARMAZENAGEM DE GRÃOS, publicado em 2005, com 600 páginas que trata da moega, beneficiamento, conservação dos grãos armazenados, até a expedição de grãos, das Unidades Armazenadoras.
III) A MÁQUINA para executar silos HELICOIDAIS, metálicos, HERMÉTICOS. Os melhores e mais econômicos silos para o tratamento e a conservação de GRÃOS.



WEBER TECNOLOGIA LTDA. SILOS HERMÉTICOS. – para conhecer tudo sobre este sistema de fabricação e para estudar a viabilidade e a compra da máquina, fazemos palestras sobre a mesma, mostramos inúmeros slides e filmes de como ela realiza a montagem dos silos.
Agora você já sabe o Brasil terá a armazenagem hermética, que procurava - isto é:
O FUTURO DA ARMAZENAGEM J Á C H E G O U
Para mais dados contate conosco:
Eng. Érico Aquino Weber 
Tel (51) 9962.8338 (55) 33756161

armazenagem@armazenagem.com.br
weber@armazenagem.com.br
 

 

CONHEÇA/VISITE ESTES LINKS: 
Clique aqui

PARA CONHECER E IMPRIMIR O NOSSO FOLDER

Clique aqui
PARA CONHECER E IMPRIMIR O NOSSO BANNER